Impresso em: 23/10/2017 17:38:53
Fonte: http://www.ecosdotocantins.com.br/noticia.php?l=4a938065397e82fbc9182cb5367021c7

Produtores rurais podem antecipar a vacinação antiaftosa para animais expostos em eventos pecuários

09/10/2017 04:15:00

Joatan Silva - Adapec
A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa ocorrerá entre os dias 1º e 30 de novembro, somente para animais com até 24 meses de idade, declarados na campanha de maio


Dinalva Martins
DE PALMAS

Os produtores rurais que têm animais que participarão de eventos pecuários a partir do dia 11 de outubro, já podem antecipar a vacinação contra a febre aftosa. A medida instituída pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), por meio da Portaria nº 454, visa agilizar o processo de vacinação e garantir a sanidade do rebanho, uma vez que é preciso obedecer o prazo de carência após aplicação da vacina. Os interessados precisam ir até uma unidade da agência da Adapec para assinar o requerimento que autoriza a compra da vacina nas lojas agropecuárias.

Em 2016, foram realizados, em todo o Estado, 810 eventos pecuários, com a participação de 623.213 animais. “Em todos os eventos cadastrados, realizamos a fiscalização da entrada e saída de animais, bem como a exigência da Guia de Trânsito Animal (GTA) e de exames específicos para cada espécie. Essas ações garantem sanidade pecuária, controle, prevenção e erradicação de doenças”, avaliou o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

O Tocantins conta com 8,7 milhões de bovinos e bubalinos. Nos eventos pecuários cadastrados, constam exposições, feiras, leilões, eventos esportivos, vaquejadas, entre outros. “O cumprimento da carência pós-vacinação para o transporte de animais é obrigatório. São 15 dias para os que receberam apenas uma vacinação, sete dias para os animais com duas vacinações, ficando isentos apenas os que têm mais de três vacinações comprovadas”, explicou a diretora de defesa, sanidade e inspeção animal da Adapec, Regina Barbosa.

Vale lembrar que o pecuarista requisitante da antecipação deverá vacinar não só os animais que serão transportados para o evento, mas todos os bovídeos da propriedade rural. Além disso, comprovar a vacinação na Agência. Se o produtor desistir de levar os animais ao evento, deverá comunicar a Adapec o motivo, para evitar a suspensão do cadastro e de uma futura antecipação.

CAMPANHA ANTIAFTOSA

A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa ocorrerá entre os dias 1º e 30 de novembro, somente para animais com até 24 meses de idade, declarados na campanha de maio. A comprovação do ato deverá ser realizada nas unidades da Adapec, presentes nos 139 municípios do Estado.


(Da Adapec)