Impresso em: 19/12/2018 11:09:33
Fonte: http://www.ecosdotocantins.com.br/noticia.php?l=bae278678b5b5ad6c2ed7b159d244bab

Com foco na tecnologia, produtividade e tendências do mercado de grãos, Estado do Tocantins abre plantio da safra 2018/2019

27/09/2018 15:20:06

Adapec
Soja representa cerca de 70% em área e produção de grãos no Tocantins, com incremento de cerca de 7% em produtividade

Palestras e debates serão realizados na Fazenda Alto da Serra nesse sábado, dia 29, no municípios de Porto Nacional. O plantio está em franca expansão na região, já considerada uma das principais produtoras e que representa cerca de 20% do cultivo de grãos do Estado do Tocantins.

Produtores rurais, empreendedores do campo, técnicos e estudantes receberão orientações sobre produtividade, uso de tecnologia e tendências do mercado de grãos no Tocantins durante a abertura oficial do plantio da safra 2018/2019, que será realizada sábado, dia 29, no município de Porto Nacional. Palestras sobre o tema são o foco do evento, que está programado para a Fazenda Alto da Serra, na estrada que liga Luzimangues a Porto Nacional, com início às 8h30.

Entre as palestras confirmadas, estão: “A produção de Grãos no Contexto do Plano Estadual de Agroenergia”, “Técnica de Incremento de Produtividade para Cultura da Soja”, “Tendências do Mercado de Grãos para Safra 2018/2019” e “Drones: Como Monitorar a Safra de Milho e Soja com Alta Precisão”.

Realizado anualmente, o evento já é tradição e ocorre para divulgar o comportamento da agricultura no país, com ênfase para o Tocantins. “O encontro será de extrema importância, uma vez que levará informações aos produtores sobre as principais discussões do setor no momento. Serão debatidos assuntos como as demandas específicas do setor, as tecnologias aplicadas ao plantio, o cenário macroeconômico e de desenvolvimento com a inclusão da cadeia da soja, do milho, de grãos dentro do contexto” afirmou o secretário da Seagro, Thiago Dourado.

O Tocantins destaca-se como principal produtor de grãos da região norte do país e a cada ano avança em incremento de área e produção, consolidando suas condições produtivas tanto em terras altas como em várzeas, o que viabiliza cultivos o ano inteiro. O encontro é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro).

AS PERSPECTIVAS

A respeito da perspectiva para a Safra 2018/2019, Thiago Dourado disse que perspectiva é de aumento na produção devido a uma maior área plantada e aumento da produtividade. “Terras que foram plantadas ano passado, com os usos das tecnologias utilizadas nesta safra começa a ter uma produtividade maior, o que eleva o volume da Safra, então a tendência é de expansão”, afirmou.

REGIÃO CENTRAL

Nos municípios, de Porto Nacional e circunvizinhos, o plantio de grãos encontra-se em franca expansão de desenvolvimento e já fazem parte da principal região produtora de grãos do estado, além é claro de sua grande importância para o agronegócio como um todo, só essa região representa cerca de 20% da produção de grãos de todo Estado.

Ainda de acordo com o último levantamento da Conab, a soja representa cerca de 70% em área e produção de grãos no Tocantins, com incremento de cerca de 7% em produtividade, grande parte se dá pelos investimentos que o setor produtivo em consonância com as ações de políticas públicas que o governo do Estado realiza em conjunto.

OS PARCERIAS

São parceiros no evento o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec); Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins); Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); ABC –Tocantins; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso (Coapa); Sistema OCB Tocantins; agências financeiras e empresas privadas. (Com informações da Seagro)