Pium, segunda 23 de outubro de 2017

Meio Ambiente

Pesquisadores denunciam desmantelamento da ciência brasileira

07/10/2017 02h05

Créditos: Web Biólogos Pesquisadores
Daniela Klebis

Um grupo de 54 pesquisadores brasileiros publicou, no mês de setembro, um artigo  denunciando que os cortes drásticos no orçamento da ciência brasileira impõem riscos para a conservação da biodiversidade global. O trabalho foi divulgado na revista científica Perspectives in Ecology and Conservation

 

O artigo faz uma análise do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), que conta com 626 pesquisadores associados atuando em todos os biomas do país. conforme conta o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Geraldo Wilson Fernandes, um dos autores do artigo.

 

O PPBio foi criado em 2004 com o objetivo de desenhar uma estratégia de investimento em ciência, tecnologia e inovação que aponte prioridades, integre competências em diversos campos do conhecimento e dissemine informações sobre biodiversidade que possam ser utilizadas para diferentes finalidades.

 

“Os dados que relatam a importância e pioneirismo das nove redes que se espalham pelo território brasileiro estão claramente mostrados no artigo, mas ressalta-se que o PPBio e esta equipe invejável, que têm desenvolvido a ciência do Brasil, estão severamente ameaçados com a política obtusa dos nossos governantes”, afirmou o biólogo Geraldo Wilson Fernandes, primeiro autor do artigo, em entrevista ao Jornal da Ciência

 

Além de Fernandes, que chefia o laboratório de Ecologia Evolutiva e Biodiversidade da UFMG, também assinam o artigo os biólogos do CRBio-04 Guarino Rinaldi Colli, do Departamento de Zoologia da UnB, e Paula Benevides de Morais, da Universidade Federal do Tocantins.


Daniela Klebis - Jornal da Ciência

Matéria publicada no "e-Bio nº.475" do CRBio - 04, em 05/10/2017



Marcos Leão e Selene Vital - Redatores da coluna Meio Ambiente.


   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
Jornal Ecos do Tocantins    |    Contato: trajanocoelho@gmail.com    |    (63) 98444-2993