Pium, quinta 20 de setembro de 2018

Geral

Governo decreta situação de emergência em seis cidades por alagamentos

28/02/2018 11h23

Defesa Civil Pastos e lavouras ficaram submersos após rios transbordarem

Por G1 Tocantins

O Governo do Tocantins decretou situação de emergência em seis cidades da região sudoeste do estado por causa dos alagamentos. A medida vale para Cristalândia, Dueré, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Pium e Santa Rita do Tocantins. Todas foram atingidas por um volume de água muito acima do esperado durante fevereiro.

O decreto permite que a Defesa Civil convoque voluntários para ajudar a população afetada e também deve acelerar a liberação de recursos para fazer a recuperação de estradas e de outros bens danificados pelas chuvas.

Além disso, permite que as autoridades retirem os moradores das casas que apresentarem risco de desabamento. Não há registro de feridos nas chuvas em nenhuma das cidades onde o decreto está valendo.

Na segunda-feira (26) o G1 mostrou que animais pastaram em campos alagados e lavradores estão com medo de perder as plantações. Em Lagoa da Confusão, o problema ficou mais grave depois que uma cratera foi aberta em uma estrada estadual que liga a zona rural a cidade. Um fazendeiro é suspeito de fazer o serviço para escoar a água de uma plantação de arroz alagada.

Pelo menos quatro rios transbordaram na região. A Defesa Civil deslocou equipes de Palmas em um helicóptero para visitar as regiões mais isoladas. O governo também está cadastrando os números de celulares do estado para emitir alertas de desastres naturais por SMS para os moradores.

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
Jornal Ecos do Tocantins    |    Contato: trajanocoelho@gmail.com    |    (63) 98444-2993