Pium, quarta 22 de novembro de 2017

Meio Ambiente

Nossos Animais Silvestres: Lagarto-preguiça (Polychrus acutirostris)

04/11/2017 09h08

Créditos: Selene Vital Lagarto-preguiça Polychrus acutirostris, fotografado em Pium/TO.
 

Marcos Leão e Selene Vital

 

Lagarto-preguiça, Polychrus acutirostris (Spix, 1825) é um réptil da Ordem Squamata, Subordem Lacertilia, Família Polychrotidae. Espécie mediana que atinge cerca de 45 cm de comprimento total, ocorre dimorfismo sexual, sendo as fêmeas maiores que os machos. Seu nome científico [do grego] polychrus = muitas cores, multicolorido; [do latim] acutos = agudo, rostris = bico, focinho. Significa: Lagarto multicolorido de focinho agudo.

 

De coloração cinza claro com manchas negras esparsas por todo o corpo, é um lagarto difícil de ser avistado, devido a sua coloração pró-críptica e seus movimentos lentos. Desloca-se tão lentamente sobre a vegetação, semelhante ao “Bicho-preguiça”, mamífero do qual teve origem seu nome popular. Utiliza a longa cauda preênsil com a qual se prende nos galhos para escalar; mas é capaz de empreender movimentos rápidos quando em fuga dos predadores.

 

Muitos são os conhecidos predadores de lagartos, aves e répteis são os principais. A exemplo de Aves: Cyanocorax cristatellus (Gralha-do-campo); Buteo spp.(Gaviões), Ex.: Buteo albonotatus (Gavião-de-rabo-barrado); Leucopternis albicollis (Gavião-branco). Serpentes: Chironius multiventris (Cobra-cipó). Mamíferos: Sapajus spp. (Macaco-prego), dentre outros.

 

Animal ovíparo, ectotérmico, de atividade diurna e hábito arborícola, passa a maior parte do tempo imóvel, camuflado, achatando seu corpo sobre galhos, desse ao chão apenas durante a postura, seus ovos são incubados no solo. Possui reprodução sazonal, sua coloração torna-se mais forte na época de acasalamento, a oviposição ocorre no início da estação chuvosa e o nascimento dos filhotes no termino da estação chuvosa e inicio da estação seca.

 

Apresenta o período de incubação com cerca de quatro meses. Uma fêmea põe em média 18 ovos, e os filhotes nascem com 4cm de comprimento, totalmente independentes; não existindo o cuidado parental. Atingem a idade adulta com aproximadamente um ano.

 

Tem como característica marcante poder mover seus olhos em direções diferentes, independentemente, conseguindo assim, maior vigília no ambiente que vive. Também, mudam de cor para obter melhor camuflagem, fazem isso com auxílio de cromatóforos, células da pele com pigmentos, que se distendem ou se contraem alterando assim sua tonalidade.

 

Presente em formações abertas, em árvores e arvoretas, caça de espera artrópodes arborícolas. São bastante territorialistas, os machos defendem sua área com displays, alterando a cor, balançando a cabeça, inflando a região gular, expandindo a lateral do corpo, e com abertura da boca para morder; chegando a lutar com o adversário. Durante a época reprodutiva, machos adquirem um colorido avermelhado na cabeça.

 

Tem distribuição na América do Sul, da Argentina, Paraguai e Bolívia até o Nordeste do Brasil (Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco e Ceará) nos Biomas: Cerrado, Caatinga e parte norte da Mata Atlântica (a partir de Salvador/BA).

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

FREITAS, M. A. & SILVA, T. F. S. 2005. Herpetofauna da Mata Atlântica Nordestina. USEB, Pelotas, 164 p.

 

VITT, L. J. 1995. The Ecology of tropical lizard in the Caatinga of Northeast Brazil. Occasional Papers Oklahoma Museum of Natural History 1:1-29

 

VANZOLINI. P. E. ... [et al.]. 1980. Répteis das Caatingas. Academia Brasileira de Ciências Rio de Janeiro, 161 p.

 

VANZOLINI. P. E. 1983. Guiano-Brasilian Polychrus: distribution and speciation (Sauria: Iguanidae). In Rhodin A. G. J., Miyata K. (Eds.) Advances in Herpetologiy and Evolutionary Biology. Museum of Comparative Zoology, Cambri, Massachusetts, 118-131.

 

 

 

Marcos Leão e Selene Vital - são redatores da coluna Meio Ambiente.

 

 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
Jornal Ecos do Tocantins    |    Contato: trajanocoelho@gmail.com    |    (63) 98444-2993