Pium, sexta 17 de agosto de 2018

Educação

Prefeito de Pium, retornou de Portugal, após missão de intercâmbio na área de Educação e conhecimento da agroindústria da Terra Lusitana

30/03/2018 11h17

EPATV Reunião entre os gestores tocantinenses e os executivos portugueses
 
O prefeito de Pium – TO, Dr. Valdemir Oliveira Barros, e a primeira dama, a educadora Neila Lopes Barros, retornaram de Portugal na noite de quinta feira, 29 de abril, onde foram a convite do diretor geral do grupo “ Amar Terra Verde “, João Luís Matos Nogueira.

O governante que também se fez acompanhar pelo empresário brasileiro Divaldo Rezende, senhor de fluentes relações com executivos portugueses, e a prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida, foram ao continente Europeu conhecer a estrutura e os processos de formação a nível profissional de jovens da Escola Amar Terra Verde – EPATV.

A referida Escola profissionalizante oferece cursos de eletricidade, mecatrônica, auxiliar de saúde, hotelaria e mesa / bar, manutenção industrial, e outros . A renomada escola ofereceu aos prefeitos formação de professores e também a graduação em nível superior na área da saúde, notadamente enfermagem, fisioterapia e prótese dentária.

A proposta da EPATV é proporcionar parceria com os municípios configurada no envio de alunos para a instituição de ensino profissionalizante portuguesa, para que os administradores municipais indiquem os cursos considerados fundamentais, bem como desenvolvimento da formação e gestão pedagógica em escolas já existentes.

Ao declarar os objetivos da missão em Portugal, o Dr. Valdemir Barros afirmou ter assinado um protocolo de intenções com escolas técnicas profissionalizantes portuguesas nas áreas de educação e outros, para qualificação essencialmente de jovens tanto da área urbana como do campo” , valorizando a vocação agropecuária do seu município.

Uma visita de uma comitiva de educadores e empresários de Portugal à Pium, está prevista para a segunda quinzena de Maio, quando então além de estreitar relações, irão colher informações que possibilitem o planejamento dos objetivos propostos, ou seja, um intercâmbio para a formação profissionalizante em todos os cursos da instituição de ensino profissionalizante de nível técnico e superior.

O prefeito Dr. Valdemir Barros e sua esposa Neila Lopes Barros ( também Secretária de Saúde de Pium ), viajaram para a Europa em missão do mais alto interesse do município, porém, custearam todas as despesas de transporte e estadia, com recursos próprios.


Ascom Pium
TCNII













   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
Jornal Ecos do Tocantins    |    Contato: trajanocoelho@gmail.com    |    (63) 98444-2993