Pium, domingo 16 de dezembro de 2018

Meio Ambiente

Sobre o Dia Mundial das Áreas Úmidas: 2 de fevereiro

01/02/2018 13h50

Crédito: MMA



“Áreas Úmidas são ecossistemas na interface entre ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas, com comunidades de plantas e animais adaptados à sua dinâmica hídrica”

 

O Dia Mundial das Áreas Úmidas se comemora a cada ano em 2 de fevereiro para mostrar para o mundo a importância e o valor das áreas úmidas para a humanidade e o planeta. Nesta data também se comemora a criação da Convenção de Ramsar sobre Áreas Úmidas de Importância Internacional na cidade iraniana de Ramsar em 1977. O primeiro ano em que os países comemoraram o Dia Mundial das Áreas Úmidas foi 1997.

 

 

O Dia Mundial das Áreas Úmidas 2018

 

O tema de 2018 é “Áreas Úmidas para um futuro urbano sustentável.”

 

As áreas úmidas urbanas contribuem para que as cidades sejam mais agradáveis de se viver, reduzem as inundações, reabastecem áreas que proporcionam a água potável, filtram os resíduos, ajudam na manutenção de áreas verdes urbanas e são um meio de vida. Os benefícios que as áreas úmidas fornecem são cada vez mais importantes e, atualmente mais de 4 bilhões de pessoas moram nas cidades e esta quantidade continua aumentando.

 

Em 2050, cerca de 66% da humanidade viverá em cidades em função da oferta de trabalho.

 

 Infelizmente a maioria das pessoas desconhecem o valor e a importância das áreas úmidas urbanas. Nas cidades em expansão as áreas úmidas são consideradas áreas sem valor ou locais para despejo do lixo, que podem ser aterrados ou modificados para outros usos. As pesquisas indicam que desde 1900 cerca de 64% das áreas úmidas já desapareceram, enquanto que ao mesmo tempo as cidades cresceram de forma desordenada.

 

O objetivo do Dia Mundial das Áreas Úmidas 2018 é mostrar a forma como as áreas úmidas urbanas contribuem para o futuro sustentável das cidades.

 

Principais mensagens

 

Áreas úmidas urbanas tornam as cidades mais agradáveis, pois oferecem benefícios como o controle de inundações, recarga de água, tratamento de resíduos, áreas verdes e meios de vida.

 

As áreas úmidas urbanas devem ser integradas ao zoneamento urbano, visando um futuro sustentável urbano e não devem ser consideradas áreas desvalorizadas, terrenos baldios.

 

As cidades devem adotar políticas e ações que ajudem a conservar e promover os ambientes aquáticos urbanos.

 

 

 

 

Redatores da coluna Meio Ambiente - Ecos do Tocantins: Marcos Leão e Selene Vital

 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
Jornal Ecos do Tocantins    |    Contato: trajanocoelho@gmail.com    |    (63) 98444-2993