Pium, sexta 18 de agosto de 2017

Meio Ambiente

O CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres do Naturatins devolve animais silvestres à natureza

19/06/2017 02h31

web Cetas -Centro de Triagem de animais Silvestres (Naturatins)
 
Por: Marcos Leão & Selene Vital  (Ecos do Tocantins)

O CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres do Naturatins, que fica localizado no município de Araguaína, na região norte do estado do Tocantins, em parceria com o Batalhão de Policia Militar Ambiental – BPMA, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas, devolveram a natureza, sete animais silvestres reabilitados na semana passada. Foram eles, duas Jibóias (Boa constrictor), dois Jabutis (Chelonoides carbonaria), duas Mucuras-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) e um Tatu-peba (Euphractus sexinctus).

Estes animais são resgatados em situações dos mais variados riscos, desde apreensões e resgates junto ao tráfico de animais silvestres (transporte e comércio ilegal, e a biopirataria); animais atropelados; vítimas de maltratos; criação ilegal como animais de estimação (Pet/Xerimbabos); animais vitimados por incêndios, etc. Todos passam por vários procedimentos de reabilitação (biológica e veterinária) e rigorosas avaliações no CETAS, para garantir a integridade dos animais antes do processo de reintrodução na natureza.

Recentemente foi encontrado na BR-153, trecho do município de Paraíso do Tocantins um Tatu-canastra (Priodontes maximus), é a maior espécie da família dos tatus, podendo pesar entre 30 e 50 Kg e medir até 1,2 metros de comprimento total; encontra-se em processo de extinção. Foi capturado pelo Batalhão de Policia Militar Ambiental e conduzido ao CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres para receber os devidos cuidados veterinários e os procedimentos para sua reabilitação e posterior soltura na natureza.

Ao encontrar um animal silvestre em situação de risco (capturado, ferido, maltratado etc.) ou, em área urbana ligue com urgência para autoridades competentes. Em casos de emergências ou denuncias ligue:
• 190 Sistema Integrado de Operações - SIOP (Policia Militar; Guarda Metropolitana Ambiental).
• 193 Corpo de Bombeiros Militar.




   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
Jornal Ecos do Tocantins    |    Contato: trajanocoelho@gmail.com    |    (63) 98444-2993