Pium, segunda 23 de julho de 2018

Agronegócios

Proprietários rurais do TO podem aderir ao Cadastro Ambiental com benefícios até domingo

27/12/2017 11h07

web CAR
 
DA REDAÇÃO

Os proprietários rurais do Tocantins que ainda não aderiram ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) têm até o próximo dia 31 de dezembro para cadastrar sua propriedade com os benefícios garantidos pelo Código Florestal (Lei Nº 12.651/12). Apesar disso, o serviço continuará sendo oferecido gratuitamente pelo governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), para os proprietários de imóveis rurais de até quatro módulos fiscais (320 hectares).

Quem fizer o cadastro até o dia 31 tem como benefício a anistia para crimes ambientais até julho de 2008 (se tiver desmatado até 35% da reserva legal) e poderá aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A propriedade rural que não for inscrita no CAR fica impedida de ser vendida e pode ter dificuldades para obter crédito bancário, entre outros entraves.

O último balanço do Sigcar, de 30 de novembro, aponta que 66,38% das propriedades rurais do estado já foram cadastradas, um total de 16.023.358,21 de hectares. Os dados também indicam a existência de mais de 45 mil nascentes registradas até o momento.

O Consórcio Capim Dourado, contratado via licitação para realização do cadastramento no estado, está percorrendo diversos municípios com atendimento em pontos específicos e visitas às propriedades. Na capital, onde o atendimento presencial foi intensificado desde o dia 11 de dezembro, o serviço está disponível até o dia 29, na Galeria Plaza Center, quadra 103 Norte, Avenida JK, nº 147, Loja 11.

Cadastro
O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.


Norte Agropecuário

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
Jornal Ecos do Tocantins    |    Contato: trajanocoelho@gmail.com    |    (63) 98444-2993